quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Derrota Vs Vitória



“Fulano” foi convocado. No primeiro jogo, durante um desconto de tempo (1 minuto) para agradar ao treinador, saiu-se com esta:
- Mister... a jogar assim estamos mal. O “Valdano” não faz a movimentação e não defende, e sobre o “Cicrano” disseram-me que ele disse...
O Treinador interrompeu-o, não o deixando sequer terminar a frase.
- Espere um pouco “Fulano”, você já confirmou essas informações? Usou as três Peneiras?
- Três peneiras? – Retorquiu o “Fulano”.
- A primeira, “Fulano”, é a VERDADE. Tem a certeza de que o que me ia dizer é absolutamente verdade ou pareceu-lhe a si ter acontecido?
- Só sei o que me pareceu e contaram...
- Então a história não passou pela primeira peneira. Vamos então para a segunda peneira que é a CAMARADAGEM. Você gostaria que os outros também dissessem de si o que me quer contar?
- Claro que não nem pensar...
- Então a sua história também não passou pela segunda peneira.
- Vamos lá ver então a terceira peneira que é a IMPORTÂNCIA. Acha mesmo necessário contar-me esse facto durante este minuto de reflexão ou é melhor esquecê-lo e juntos procurar alternativas?
- Não Mister... passando por estas peneiras é mesmo melhor esquecer o assunto e organizarmo-nos para que não se repita – assegura “Fulano” envergonhado.
- Pois é “Fulano” já viu que a EQUIPA seriam mais Competitiva, Coesa e Determinada se usassem as três peneiras? Então da próxima vez pense antes de falar, porque:

1. JOGADORES INTELIGENTES FALAM SOBRE IDEIAS
2. JOGADORES COMUNS FALAM SOBRE COISAS
3. JOGADORES MEDÍOCRES FALAM SOBRE COLEGAS

Carlos Martins

1 comentário:

Anónimo disse...

Até que este psicólogo ou parapsicólogo fazia falta na equipa de futsal. Talvez educasse alguns que para alem de não perceberem nada de futebol, também têm um baixo nível de formação.